sábado, 5 de outubro de 2013

Manual do ruivo acobreado


Manual do ruivo acobreado – Um guia para iniciantes por Gleici Duarte


Manual do ruivo acobreado –
Olá, meninas!
Meu nome é Gleici, sou estudante de farmácia (quase farmacêutica rs) e moro em Brasília. Eu tenho um blog chamado Desocupada é a Mãe, e hoje vim dar minha singela contribuição sobre cabelos aqui no PPF. Bom, eu posso ser leiga em muita coisa, mas de cabelo e coloração eu entendo bastante. São muitos anos fazendo arte no cabelo, recuperando catástrofes e obrando milagres na cabeleira, então a gente acaba aumentando nossa experiência, certo?
Hoje vou reunir algumas informações bacanas para as meninas que estão se apaixonando pelo ruivo acobreado (também conhecido como ruivo laranjinha ou loiro acobreado). Essa é a minha cor paixão, um caso de amor que já dura três anos.
Antes de falar sobre o ruivo especificamente, preciso explicar sobre coloração e suas nuances. Para que as cores fiquem organizadas e façam sentido, os tons de cabelo são organizados em números numa escala crescente, onde os mais escuros são os primeiros e os mais claros os últimos. Veja essa tabela:
tabela
Agora que você sabe sobre os tons base, precisamos falar sobre as nuances. Sempre que houver um “.” (pronto) após a numeração base, significa que a cor possui uma nuance, ou seja, um tom que traz um reflexo diferente para a coloração. Dá uma olhada nessa tabela:
tabela-01
O ruivo acobreado é o ruivo que possui uma nuance .4. Essa nuance pode ser um reflexo de uma cor base ou fazer parte de uma mistura de reflexos, como a .34 (que é uma mistura de dourado e acobreado). Importante: se há mais de um número após o ponto, a lógica é: quanto mais próximo ao ponto, maior a prevalência daquela cor. Pegando nosso exemplo do tom 0.34, podemos dizer que há mais dourado do que acobreado na coloração.
Vamos ver esses exemplos na prática?
Veja esses ruivos e a diferença de claridade entre eles. Os exemplos de cores foram organizados de forma crescente. A foto é dos tons base (5, 6, 7, 8 e 9).
ruivas-01
Agora imagine esses mesmos ruivos base com reflexos diferentes. Pode haver reflexos dourados, vermelhos, acobreados intensos, marrons, e outros que fazem uma mistura de cor bem ampla e que agrada a todos os gostos.
ruivas-02
Agora você sabe que o ruivo acobreado pode ter, além de diferentes claridades, nuances e tons muito variados e diferentes. E olha, tô falando só de ruivo! Imagine toda essa mistura de número se aplicando a outras colorações? Pois é, é complicado mas a gente pega o jeito.
A água oxigenada (ox) é algo importante na nossa saga ruiva. Quanto maior o volume da ox, mais claro o tom vai abrir. Podemos usar ox de 20, 30 e 40 na mistura da tinta.
Ficou com vontade de ficar ruiva depois de escolher uma cor base e nuance? Agora vem o próximo passo, que é escolher a numeração certa para obter o tom que você quer no seu cabelo. Basicamente, se você quer chegar a um certo tom de ruivo, seu cabelo precisa estar na cor base desejada (5, 6, 7, 8 ou 9). Caso seu cabelo não tenha essa cor base, são necessárias algumas etapas para chegar nela. Vejam só:
Se seu cabelo é virgem:
Cabelos virgens pegam cores com facilidade, com exceção de cabelos muito grossos e naturalmente escuros (que precisam de luzes ou coloração mais clara para chegar ao tom de primeira).
O próximo passo é escolher a tinta e a ox e fazer um teste numa pequena mecha do cabelo (respeitando o teste de alergia e a indicação de uso do fabricante ou seguindo a orientação do profissional). Veja se o tom vai ficar como você quer. Se não ficar, repense na escolha da tinta e água oxigenada.
Se seu cabelo é loiro:
Os cabelos loiros já são claros (base 8, 9, 10…), então quaisquer colorações ruivas conseguem atingir o tom certo nessa base. Só é necessário paciência para que a tinta desbote menos com as lavagens, pois o cabelo loiro também possui menos massa, e os pigmentos ruivos não conseguem se fixar na fibra capilar. Tonalizantes e retoques serão necessários por alguns meses.
Se seu cabelo é pintado com castanho, vermelho cereja ou cores fantasia:
Lembra das cores das nossas bases para ruivos? É necessário conferir se o ruivo que você quer é mais claro do que a base atual do seu cabelo. Se não for, você pode usar um produto chamado DekapColor, que remove parte da pigmentação dos fios sem agredir e ajuda seu cabelo a receber o ruivo acobreado. Imagine que seu cabelo é um vermelho cereja com base 6.66 e você quer um ruivo acobreado 6.4. Neste caso, será necessário aplicar o dekapcolor para que essa nuance .66 fique mais suave e o .4 consiga aparecer no cabelo.
Caso a cor de ruivo que você deseja seja mais clara do que a sua cor base atual, você precisa clarear a sua base. Sabe aquela frase clichê que ouvimos no salão “Tinta não clareia tinta”? Ela é bem real e cruel rs. Você pode aplicar o dekapcolor para facilitar a remoção da tinta e depois é necessário fazer mechas, luzes ou mesmo descolorir o cabelo com pó descolorante e água oxigenada. Assim que atingir a cor base desejada, é só usar a tinta e ox escolhidas.
CUIDADO! Descoloração é coisa muito séria e é arriscado fazer em casa. Procure um profissional de confiança e invista em produtos de qualidade. Friso aqui a importância disso, pois uma descoloração mal feita pode deixar seus fios elásticos e causar até mesmo um corte químico. A qualidade da água oxigenada e do pó descolorante também é fundamental, e (infelizmente) proporcional ao preço.
Vale mais a pena investir em produtos bons e um salão de confiança ou investir em tratamentos caros depois? Pense bem rs. Ruivo é quase sinônimo de gastança.
Se seu cabelo é preto ou preto azulado:
Olha, essa é a saga mais complicada que existe. Cabelo preto é quase casamento, mas não desista!
Alguns passos são idênticos às orientações para cabelos castanhos e cerejas. Só julgo mais necessário cuidados com a saúde dos fios, pois muitos tons precisam ser abertos e você não vai querer abrir todos eles num dia só. Cabelo bonito é cabelo saudável, então retire o preto com paciência.
Vou dar algumas dicas:
• Use e abuse do dekapcolor, pois quanto mais você usar, mais preto vai sair dos seus cabelos.
• Dê tempo aos seus fios. Use dekapcolor apenas uma vez por semana, respeitando a indicação do fabricante. Hidrate todos os dias, mesmo que não julgue necessário.
• Quando a tinta preta sair consideravelmente ou você notar que o dekap não está fazendo efeito, é hora da descoloração.
• Você pode fazer luzes, mechas ou descolorir o cabelo todo. A ajuda de um profissional é fundamental. Se a cor base não for atingida de primeira, dê tempo ao seu cabelo! Hidrate, cuide, espere algumas semanas e repita o procedimento.
• Sempre faça testes de mecha para saber se a cor que você quer já fica legal na sua cor base. Assim você fica mais segura do processo.
• Talvez seu cabelo fique meio feio no meio da saga, afinal são muitas etapas para conseguir sair do preto e chegar ao ruivo. Precisa de paciência mesmo, viu?
Dicas que toda ruiva deve seguir:
>> Faça teste de reação alérgica toda vez que for pintar os cabelos, mesmo que já tenha usado a coloração.
>> Não se espelhe na mistura das outras colegas e aplique de uma vez no cabelo. Faça um teste de mecha para saber se a tinta vai dar o mesmo resultado nos seus fios.
>> Hidrate, nutra e reconstrua seu cabelo com frequência. Ruivo bonito é ruivo brilhante e saudável.
>> Alisamentos, progressivas e selantes devem ser feitos depois da coloração, caso contrário o ruivo não fixa no fio selado.
>> Pesquise bastante! Há muita coisa legal pra ser descoberta na internet e muita guru ruiva por aí.
>> Entre no grupo Amor Acobreado, e divida sua experiência e dúvidas com as outras 3.700 ruivas loucas pelo tom laranjinha.
Deixo vocês com alguns ruivos que já tive. Acho que já tive uns 25 diferentes rs. É pra usar e abusar!
ruivas-gleici

Nenhum comentário:

Postar um comentário