15 dicas para exibir cabelos de dar inveja

Táticas infalíveis de lavagem, hidratação e alimentação para seus fios ficarem ainda mais bonitos!

Por Lígia Menezes
Conteúdo VIVA!MAIS
O início de uma lavagem perfeita
Foto: Getty Images

O início de uma lavagem perfeita

Pode parecer esquisito, mas vale - e muito - a pena passar condicionador nas pontas antes de entrar no banho. Isso evita que o xampu resseque os fios, já que o tempo necessário para lavar o couro cabeludo é maior que o das pontas. O creme, portanto, evita o desgaste delas.

Nada de banho fervendo!
Foto: Getty Images

Nada de banho fervendo!

"A água quente resseca os fios, pois tira toda a oleosidade do couro cabeludo", diz a dermatologista Carolina Ferolla, da Sociedade Brasileira de Dermatologia. Além disso, a alta temperatura também piora o chamado frizz, aqueles fios arrepiados e mais curtos

Ative o brilho das madeixas
Foto: Dreamstime

Ative o brilho das madeixas

Um ótimo truque para seu cabelo refletir a luz é fazer o último enxágue com água gelada. Ela ajuda a fechar a cutícula dos fios e, por isso, os deixa ainda mais brilhantes.

Cabelos bonitos como no salão
Foto: Getty Images

Cabelos bonitos como no salão

Sabe qual o segredo da lavagem do cabeleireiro? A massagem. Os profissionais lavam sua cabeça com bastante calma, pois além de retirar toda a sujeira e oleosidade, ainda estimulam a circulação no couro, aumentando a quantidade de nutrientes que vão para as células.

Enxágue bem os fios
Foto: Getty Images

Enxágue bem os fios

Não deixe restos de condicionador nas mechas. Em vez de hidratar, deixam a aparência pesada. Faça o teste: após o último enxágue, torça os fios - se a mão deslizar facilmente, molhe-os de novo, até você sentir a textura deles.

Não se esqueça do creme para pentear!
Foto: Dreamstime

Não se esqueça do creme para pentear!

Não importa se você tem mechas crespas ou muito lisas - use sempre um creme para pentear, também conhecido como leave-in. "Além de hidratar, ele reduz o volume e protege na escova ou chapinha", diz a dermatologista. Ponha em sua mão a quantidade de leave-in igual ao tamanho de uma moeda de R$ 0,50. Essa é a medida ideal para não ensebar. Lembre-se: não passe na raiz, apenas espalhe no comprimento.

A dieta que deixa os fios fortes, macios e brilhantes
Foto: Dreamstime

A dieta que deixa os fios fortes, macios e brilhantes

Fique sabendo que sua dieta também é responsável pela força das madeixas. "Dê preferência a vegetais verde-escuros, ovos e alimentos com vitamina A e C, como cenoura, fígado, laranja e mexerica", indica a nutricionista Angela Perrone, de São Paulo. Carnes magras, banana, amêndoa e tomate também deixam os cabelos mais macios. Oito copos de água por dia também ajudam. Já os peixes, o leite e seus derivados - por terem cálcio - deixam os fios cintilantes.

Massageie a cabeleira com cuidado
Foto: Getty Images

Massageie a cabeleira com cuidado

Com creme nas palmas, massageie bem a cabelereira de cima para baixo. Esse movimento, segundo o profissional Fernando Modesto, do Depil. K Hair Design, em São Paulo, é conhecido como "enluvamento" e faz com que o produto penetre melhor nos fios. "Ele permite realinhar as fibras e reposicionar a cutícula. Assim, obtemos um resultado perfeito", diz

Dicas para cabelo oleoso

Não se preocupe. Há uma receita genial para dar mais brilho sem aumentar a oleosidade: dilua duas colheres (sopa) de vinagre de maçã em um litro de água. Se quiser, pingue duas gotas do perfume de sua preferência na mistura. Use a mistura nos fios junto com a água do último enxágue. "Para controlar ainda mais a oleosidade, não consuma alimentos gordurosos", sugere a nutricionista.

Dicas para cabelo seco

Bata no liquidificador 1/2 mamão picado, 1/2 abacate bem maduro, uma banana-nanica, um iogurte natural, duas colheres (chá) de óleo de amêndoa, uma ampola de vitamina E e uma colher (sopa) de mel. Uma vez por semana, aplique a "vitamina" da raiz às pontas após lavar a cabeça e massageie de cima para baixo. Deixe agir por meia hora e retire com água morna.

Dicas para cabelo misto

Também dá para resolver! Misture 150 g de argila verde em um copo de água até formar uma mistura homogênea e pastosa. Após lavar, aplique no couro cabeludo. Deixe agir por 15 minutos e enxágue.

Diga sim aos bobes
Foto: Getty Images

Diga sim aos bobes

Eles podem, sim, diminuir volume. O tamanho varia de acordo com o comprimento do cabelo: "Para os mais longos, use um de 6 cm de diâmetro. Para os menores, escolha os de 4 cm", avisa o cabeleireiro.

Truques antifrizz
Foto: Getty Images

Truques antifrizz

Aparência natural: ao passar chapinha nas pontas, vire o aparelho para fora ou para dentro. Isso evita que elas fiquem espetadas.
Sem arrepiado: tem cabelo crespo? Use difusor acoplado ao secador.
Sem mãos: nada de ficar passando a mão na cabeça. Para baixar fios arrepiados, use creme à base de silicone.
Geladinho: ao terminar a escova ou chapinha, ligue o jato de ar frio do secador para acabar com a eletricidade dele.

O corte ideal para o seu tipo de rosto
Foto: Ilustração

O corte ideal para o seu tipo de rosto

Para cortar e não se arrepender depois, atente-se ao formato da sua face. De acordo com o cabeleireiro Fernando Modesto, há seis formas básicas:

Oval: aceita qualquer tipo de corte, desde que deixe as feições em evidência. Evite as franjas grossas.
Hexagonal: fique longe de fios curtos, que deixam o rosto mais largo. Não exagere no volume no topo da cabeça.
Triângulo invertido: combina com franjas leves e fios desfiados ou repicados. Não os puxe para trás e evite topete.
Redondo: deixe as mechas com as pontas viradas para o rosto. Prefira fios desfiados e evite cabelo muito curto.
Quadrado: privilegie cortes médios e longos. Prefira repicados, que aumentam o volume no topo da cabeça.
Retangular: boa opção é a franja falsa, com alguns fios desfiados. Evite comprimento abaixo do ombro.

A tintura certa
Foto: Getty Images

A tintura certa

Dependendo da cor da sua pele, alguns tons não devem ser usados. As negras, por exemplo, não combinam com louros brancos, devem escolher tons avermelhados. Descendentes de árabes, que têm cor mais esverdeada, não ficam bem com dourados. Orientais e mestiças não podem usar cores acinzentadas - melhor optar por marrons. Já as bem branquinhas são livres para mechas de todas as cores.















Nenhum comentário:

Postar um comentário