sábado, 5 de outubro de 2013

Como fazer (qualquer) lápis durar o dia todo

Não é nenhum dado estatístico, mas acho que a grande maioria das mulheres usa algum tipo de lápis de olho na sua maquiagem do dia a dia.
Eu recebo muitas perguntas sobre qual é o melhor lápis, aquele que não borra, não escorre, não sai e etc. 
E pela minha experiência o que faz mais diferença na duração do lápis não é a qualidade dele, e sim a forma como se aplica.
Pra quem já se interessa por make a mais tempo já deve ter visto algum comentário sobre passar o lápis preto por fora dos cílios (e não por dentro, na linha d'água), pois isso aumenta a impressão do tamanho dos olhos. É super verdade, e funciona muito bem para quem tem olhos pequenos, mas pra quem gosta de usar o lápis preto na linha d'água esse truque também funciona e aumenta muito a duração do lápis nos olhos!
As dicas são bem simples, dá uma olhada:

1. Na hora de passar o lápis preto na linha d'água dos olhos, passar também em cima da linha dos cílios inferiores, fazendo o contorno do olho. Isso vai fazer com que a linha do lápis continue aparecendo mesmo depois que ele estiver mais fraco na parte de dentro do olho (que é molhadinha e acaba naturalmente desgastando o lápis mais rápido).
2. Se a gente passa o lápis por dentro do olho só em baixo, quando piscamos ele acaba transferindo para a parte de cima (de dentro) do olho e fica mais fraquinho nas duas partes. A dica é caprichar no lápis na linha d'água em cima e em baixo! Pra quem tem agonia e não consegue passar em cima, uma dica legal é passar em baixo e fechar os olhos bem forte para "carimbar" a parte de cima, e depois passar de novo! Dá pra repetir esse processo quantas vezes quiser até ficar bem pretinho!
3. Todo lápis de olho que pigmenta bem é cremoso. Você já notou que geralmente quando a gente passa o lápis na mão pra testar e ele parece super bom e pigmentado, ele dura pouco nos olhos, e transfere, borra...? É por causa da cremosidade, que dificulta a fixação. A solução que eu acho que mais funciona para isso é secar o lápis com sombra marrom ou preta. Pode parecer trabalhoso, mas é um truque que leva dois minutinhos e vai fazer o lápis de olho não sair do lugar e durar o dia todo. Com um pincel de sombra pequeno ou até mesmo a esponjinha de esfumar que vem com o lápis, deposite a sombra da cor do lápis em cima de onde ele foi aplicado.
 O resultado fica assim:
Eu gosto de usar sombra marrom em cima do lápis preto para o dia a dia, mas numa maquiagem mais marcante, finalizar o lápis preto com sombra preta deixa ele o mais preto dos lápis pretos, sem precisar ser aquele lápis care-résimo de marca que nunca tem pra vender no Brasil!
Pra fazer uma comparação e mostrar a duração dele, eu fiz em um dos olhos o passo a passo do lápis mostrado aqui e finalizei só com máscara para cílios. No outro olho, eu passei o lápis "normalmente", como eu vejo que muitas pessoas fazem: só passar dentro da linha d'água de baixo e pronto.
Fiz um teste num domingo em casa (pra não sair por aí com um olho diferente do outro, abafa!), e bati a primeira foto antes do meio dia. No final da tarde, umas 8 horas depois, bati a segunda foto e até eu fiquei impressionada com a duração do lápis finalizado com a sombra e as outras dicas: ele deu uma desbotadinha, mas nada comparado à técnica "normal", sem truques, que saiu quase todo!
Eu usei um lápis de olhos preto da NYX, que é de uma linha normal sem muitas firulas que não diz ser a prova d'água, em gel ou ter nenhuma tecnologia revolucionária. Normal mesmo. O que faz a diferença nesse truque é a forma de aplicação, e não o lápis em si. 
Pra quem quer aliar esses truques com um lápis melhor, eu recomendo muito dois nacionais que são fáceis de encontrar e muito bons:  O lápis a prova d'água da Toque de Natureza - que é bem cremoso mas fixa legal, e o lápis em gel da Avon, da linha Mega Impact - que é super pigmentado, seca e não sai do lugar. Os dois custam em média R$15 e valem muito a pena.